domingo, 13 de janeiro de 2019

Fantasias reais

A Lia sempre fala que quando crescer quer ser mãe. Eu acho graça e fico encucada, pessoalmente eu nunca soube o que queria ser quando crescesse, fantasiei um monte: pedreira, astronauta, professora, arqueóloga, entre tantos; depois que ela nasceu, me afastei de todas as opções, e até de um cargo público, pra ser mãe e só - claro, isso não é bem visto, ser só mãe, é preciso ter profissão, e eu me desencontro no que voltar a fazer -; por isso acho graça quando ela diz que quer ser mãe e fico no fundo preocupada. Hoje ela me mostrou um desenho que fez: ela grande, mãe, e eu pequena, filha, foi a deixa pra eu perguntar se era legal ser mãe, e ela disse que sim, porque podia mexer no computador, no celular, fazer o que quisesse e até não dirigir, porque o pai dirigiria no lugar. Eu disse a ela que quando ela nasceu eu não dirigia, por medo e incompetência, e que eu dependia do pai dela pra fazer tudo, no que ela acrescentou "ou ia de ônibus ou bicicleta, né?", é. Aí um dia, eu queria muito ir à aldeia, ele não quis me levar, eu perdi o ônibus, fiquei muito chateada e brava! Aprendi a pegar o carro (e me separei, claro) e já fomos várias vezes à aldeia (e a tantos outros lugares), ela me olhou com os olhos brilhantes: "Yeah!".

Já de noite, enquanto eu fazia a janta, ela disse que teríamos um baile para irmos mais tarde, mas antes do baile ela iria pra escola. Eu perguntei o que princesas fazem na escola (uma vez que ela, princesa ou não, não vai à escola), ela disse que as princesas crianças vão para aprender a ler e a fazer outras coisas e que todas as amigas vão, ela precisava encontrá-las. Se fechou no quarto e dali a pouco retornou dizendo que aprendeu os 5 elementos: água, fogo, terra, ar e gelo (Avatar com uma pitada de Frozen), que a professora foi ensinar a lançar raios e acertou no pé dela, que um princípe bateu nela e depois a pediu em casamento "que horror! Sou criança, não devo me casar". Em suas brincadeiras já está bem claro que escola é mesmo lugar pra ficar longe, afinal quem ensina machuca e os "colegas" de sala agridem e são impertinentes. E aprender... se faz no mundo! Depois ela disse que precisava se arrumar para ir ao baile e foi pegar sua vassoura, bem que eu sabia que tinha uma pitada de bruxa também.

Outro dia ela me perguntou porque o pai dela não a deixa usar batom e eu disse que alguns homens acham que devem proibir as mulheres a fazerem o que querem. Ela me falou que irá fazer uma mágica com ele e que ele vai começar a deixar ela fazer o que quiser. Vai que a fantasia vira real, bruxa ela já é.

Nenhum comentário: